Polpas de frutas, são boas ou não?

Olá galera, tudo bom?

Hoje eu vim falar um pouco sobre saúde e alimentação. Sabem, né? Hoje em dia é muito importante estar de olho naquilo que ingerimos para ter certeza que não estamos agredindo nossa saúde.

Na contramão das frituras, as polpas de frutas congeladas surgiram como uma ótima opção para o aproveitamento dos frutos durante e depois da safra; permitindo a estocagem das mesmas fora da época de produção dos frutos in natura. Mas, mesmo submetidas a altas temperaturas de congelamento, há uma garantia de segurança alimentar em relação as mesmas?

As professoras Cristina Auler do Amaral Santos, Ana Flavia Santos Coelho e Solange Cristina Carreiro escreveram um ótimo artigo sobre esse tema. Nele, consta que o Brasil é o maior produtor mundial de frutas in natura, e a grande maioria destas, por serem perecíveis, sofrem deterioração em poucos dias e têm sua comercialização dificultada.

Por esse motivo, a pesquisa das professoras avaliou as características microbiológicas de várias polpas congeladas comercializadas em Palmas – TO. Todo o estudo foi feito a partir da análise de microrganismos do grupo coliformes, pesquisa de Escherichia coli e contagem de bolores e leveduras. E, após a obtenção dos dados pesquisados, foi concluído que a maioria das polpas analisadas se encontram dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente – com relação a coliformes totais e termotolerantes.

Porém, uma porcentagem das amostras apresentou valores acima do permitido para bolores e leveduras; o que sugeriu uma falta de controle sanitário. Isso prova que as condições de higiene durante o processo de produção e condições de armazenamento de algumas das polpas não estava de acordo com as boas práticas de fabricação.

Para ler o artigo na íntegra, acesse este link.

Fonte: Blog alimento seguro

Ainda bem que existem esses textos para nos manter informados, né? Sempre é bom saber o que é bom e o que não é bom comer…

Aproveitem a dica, pessoal 😉

 

Ass. Secret

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s