Música, para tratar o corpo e a alma!

A música faz parte da nossa vida, não é? Além da arte de combinar sons, a é uma inspiração! Através da música encontramos respostas as mais diversas perguntas. Além do mais, ninguém vive sem música!

Todos temos uma trilha sonora para cada dia ou até aquela música especial que nos faz lembrar de alguém. Também, sabemos que ouvi-la é uma forma divertida de relaxar. E, como diz o ditado “A música faz bem para a alma e para o coração”.

Mas, o que muitos não sabem é que esse ditado está muito correto! A música tem outra finalidade, além de relaxar: ela é usada para tratamento de algumas doenças mentais!

Mas, como isso pode acontecer?

A música ativa diversas regiões da massa cinzenta, como o hipotálamo, que regula a temperatura, o apetite e o estado de ânimo, bem como o tálamo, que interpreta os sentidos. E o hipocampo, que guarda a memória. Ainda atua nos lóbulos parietal, temporal e frontal, estimulando funções cognitivas. Além disso, as melodias – quando bem selecionadas pelo terapeuta – tiram o foco do problema, acionam neurotransmissores relacionados ao prazer e ainda promovem a liberação de endorfina, nosso analgésico natural.

A musicoterapia, como é chamada, propicia uma quebra na tensão muscular que domina o corpo de quem vive ansioso ou deprimido com alguma situação ou doença. Assim, o indivíduo se sente mais disposto a seguir em frente e aceitar todo o tratamento.

O método trabalha o ritmo da respiração, tornando-o mais cadenciado, e equilibra os batimentos cardíacos. Tudo isso auxilia a controlar o estresse que se abate sobre o organismo e incentiva a recuperação.

Fonte técnica: Blog MdeMulher

Ass. Secret

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s